Você sabia que a prática mais simples e barata de se reduzir as infecções e promover a segurança de todos, é a higienização das mãos? Esta prática é tão importante que existe um dia para conscientização, dia 05 de maio o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Acompanhe conosco este conteúdo e saiba se está lavando as mãos de maneira correta.

Lavar as mãos, muitas vezes, é considerado um ato simples e sem grande importância. Todavia,a higienização desse órgão pode ser considerada como uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar vidas.

Em todo nosso organismo existem micro-organismos que vivem harmoniosamente sem nos causar nenhuma doença. Algumas bactérias, por exemplo, vivem em nosso trato digestivo e são essenciais para a manutenção da saúde desse sistema. Entretanto, também existem micro-organismos que, em contato com nosso corpo, podem causar problemas graves, tais como infecções hospitalares e respiratórias, diarréia e gripe, como a H1N1.

Uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão. Isso acontece porque a mão freqüentemente está em contato com superfícies que podem estar contaminadas (maçanetas de portas, caixas eletrônicos e barras dos transportes públicos) e até mesmo com pessoas doentes. É comum, por exemplo, cumprimentarmos pessoas com um aperto de mão mesmo quando estão com alguma enfermidade. Nesse momento, pode haver a troca de micro-organismos patogênicos.

A via de transmissão de várias doenças poderia ser facilmente quebrada se todas as pessoas lavassem as mãos com uma maior freqüência. É importante lavar as mãos, principalmente, antes de se alimentar e preparar alimentos, após usar o banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com animais, manusear o lixo e antes e após cuidar de ferimentos e visitar pessoas hospitalizadas.

Mais importante que higienizar as mãos, é higienizá-las corretamente, em todas as áreas para matar a possibilidade da existência de quaisquer micro-organismos. Proteja-se, lave as mãos com freqüência, utilize álcool em gel, e utilize o equipamento individual de proteção no seu trabalho e no dia a dia (como as máscaras nesse momento de pandemia pelo Corona vírus).