Por que existe o Dia do RH?
O mês de junho marca uma data importante para profissionais de Recursos Humanos. Afinal, o dia 03 de junho foi escolhido como o Dia do RH, para homenagear essa área cada vez mais importante e estratégica nas empresas.
E a área é relativamente recente. Nesse sentido, o RH derivou da área de “Recursos Industriais”, criado no início do século 20, com intuito de estruturar a relação entre empregados e empregadores. Nesse sentido, a importância do departamento vem aumentando com o passar dos anos, e as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir no bem-estar do seu capital humano.
Por isso, as habilidades desses profissionais são algumas das mais promissoras no mercado atual. Além disso, a pandemia de Coronavírus reforçou o papel da gestão de pessoas para que as empresas superassem a crise.
Sendo assim, continue a leitura para entender a a importância do setor de Recursos Humanos nas empresas, e por que temos um dia dedicado a esses profissionais!
Como nasceu o dia do RH?
O Dia do RH não acontece apenas aqui no Brasil. Na verdade, foi a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA – World Federation of People Management Associations) que instituiu o dia 3 de junho para realizar um evento em comemoração ao profissional de Recursos Humanos, em 1976.
Nesse sentido, o dia foi escolhido justamente por ser a data da criação da WFPMA.
Em seguida, o Brasil também reconheceu a relevância dessa área, e por isso criou a Associação Paulista de Administração Pessoal, atualmente chamada Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
Dia do RH: Mais do que recrutadores
Ainda hoje é comum que a área de RH seja vista apenas por lidar com processos como recrutamento e seleção de colaboradores. Por outro lado, é importante entender que esses profissionais devem ocupar uma posição estratégica nas empresas.
Nesse sentido, diversos processos organizacionais dependem do departamento de RH. Afinal, além de recrutar e selecionar talentos, também devem acompanhar a rotina de colaboradores e líderes, por exemplo, contribuindo para o aumento do engajamento e produtividade de maneira assertiva.
Além disso, a evolução tecnológica também está criando novas possibilidades de atuação para o RH, aumentando seu alcance na empresa.
Na prática
Existem diversas formas de atuar como profissional de RH. Nesse sentido, a área é responsável por realizar atividades que otimizem a produtividade dos times, como treinamentos, avaliações e incentivando o feedback.
Contudo, o crescimento do mercado diversificou ainda mais as funções do RH. Alguns exemplos são:
- Consultor de recursos humanos;
- Analista de recursos humanos;
- Gerente ou diretor de recursos humanos.
- Supervisor e analista de cargos, salários e carreiras;
- Assistente de departamento de pessoal;
- Analista de treinamento e capacitação.
Formação de profissionais de Recursos Humanos
Em geral, para ser um profissional de RH, a pessoa deve ter o curso de Tecnólogo de Gestão de Pessoas. Na maior parte dos casos a graduação dura dois anos, e conta com disciplinas como:
- Administração financeira;
- Comunicação institucional;
- Empreendedorismo;
- Ética;
- Gestão estratégica de pessoas;
- Legislação;
- Psicologia;
- Segurança do trabalho;
- Métodos de contratação e recrutamento.
Por outro lado, é importante ressaltar que existem outros profissionais que podem ocupar cargos no RH. O psicólogo, por exemplo, tem uma graduação de 5 anos e pode atuar tanto em hospitais e consultórios, quanto na área de Recursos Humanos.
Viu como os profissionais de RH são importantes para a estratégia da empresa?
Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar a importância da área!
O post Por que existe o Dia do RH? apareceu primeiro em Blog | Conexa Saúde.
Direitos totais a fonte da notícia.
Fonte: Blog | Conexa Saúde