O que é e como funciona a gestão de saúde corporativa?

Em um momento como o que estamos passando, que nos desafia a encarar problemas e encontrar soluções para um cotidiano mais saudável, é importante que as empresas reflitam sobre como está o ambiente de trabalho para seus colaboradores a fim de desenvolver uma gestão corporativa efetiva.

Frente a pandemia, muitas pessoas ficaram sobrecarregadas com o formato de trabalho remoto, as demandas aumentaram, não só no trabalho como em casa também. A partir disso, encontramos muitos profissionais exaustos e sem motivação, o que interfere diretamente no desenvolvimento da empresa.

Diante disso, é imprescindível que os gestores estejam atentos e abertos para trabalhar com mais empatia, desenvolvendo espaços e discussões que atendam às demandas psicoemocionais, no relacionamento com os profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então vá em frente e boa leitura.

O que é a gestão de saúde corporativa?

Basicamente, a gestão de saúde corporativa diz respeito às ações que uma empresa realiza a fim de promover e incentivar o bem-estar de seus colaboradores.

O convênio de saúde, apesar de necessário, não deve ser o único benefício oferecido como suporte à saúde dos profissionais. Isso porque na lógica da gestão de saúde corporativa, a principal iniciativa deve ser a consciência e prevenção do bem-estar.

Nesse sentido, o convênio até deixa de ser uma despesa tão alta, já que se houver uma conscientização massiva que faça com que os colaboradores estejam mais engajados no autocuidado, a necessidade de usar o plano irá diminuir, assim como os sinistros.

Perceba que, além oferecer suporte aos colaboradores, desta forma será possível também estabelecer uma estratégia que trará muitos benefícios para o negócio como um todo.

Como aplicar no dia a dia?

Dentro da gestão de saúde corporativa é importante criar, e colocar em prática, uma cultura de cuidado e prevenção, a fim de fomentar o bem-estar dentro da empresa.

As companhias podem fazer isso através de workshops, discussões e acompanhamentos que tornem essas discussões algo normal, o ambiente de trabalho agradável e que aproxime os colaboradores, aumentando o senso de trabalho em equipe e a produtividade.

Atualmente, se fala muito em saúde mental, e de fato esse é um assunto muito importante – principalmente no Brasil onde muitas pessoas ainda têm preconceito sobre o acompanhamento psicológico, que deveria ser natural e acessível para todo mundo.

Uma pesquisa realizada pela Falconi, com foco em gestão, mostrou que 37% das empresas registraram, entre os seus funcionários, um aumento de doenças psicológicas e distúrbios emocionais, desde a chegada da pandemia.
Isso nos certifica de que esse é o momento ideal para colocar em prática uma gestão de saúde corporativa a fim de encontrar soluções plausíveis para um ambiente mais harmônico e saudável para trabalhar.

Mas, além disso, também é possível investir em campanhas como as que incentivam a diminuição do uso do tabaco, a necessidade de uma rotina mais equilibrada com uma alimentação saudável e a importância de um check-up anual para ver se está tudo bem, por exemplo.

Fale com a Conexa Saúde

A Conexa Saúde possui uma plataforma ideal para facilitar a gestão de uma saúde corporativa. Com ela é possível oferecer atendimento via telemedicina que atende as necessidades e disponibilidade de cada indivíduo. Sendo assim, os colaboradores poderão resolver problemas de forma remota, sem precisar se locomover, diminuindo as ausências e a sinistralidade.

O legal da plataforma é que ela atende 24 horas durante os 7 dias da semana, sendo possível realizar atendimentos que conversem com a rotina de trabalho de cada pessoa. Oferecendo um suporte essencial e indispensável.

Além disso, é possível encontrar profissionais de diferentes especialidades, desde clínica geral à psicologia. Para saber mais acesse nosso site e confira todas as soluções que dispomos.

E para acompanhar mais assuntos como esse, fique de olho em nosso Instagram e Facebook.

O post O que é e como funciona a gestão de saúde corporativa? apareceu primeiro em Blog | Conexa Saúde.





Direitos totais a fonte da notícia.
Fonte: Blog | Conexa Saúde