Tanto a gripe quanto o resfriado são doenças infecciosas causadas por vírusEntretanto, os tipos de vírus relacionados com cada doença são diferentes e provocam sintomas distintos.

A gripe, como é de conhecimento de grande parcela da população, é causada por um vírus chamado de influenza. O resfriado, por sua vez, é desencadeado por uma variedade de vírus, sendo os mais comuns o adenovírus e o rinovírus.

gripe e o resfriado apresentam formas de contágio similares, sendo transmitidas principalmente por meio do ar contaminado por saliva – com o vírus – eliminada pelo doente. Além disso, o contato com objetos contaminados e pacientes gripados e resfriados também pode desencadear o desenvolvimento dessas viroses.

RESFRIADO GRIPE
Coriza (secreção nasal em geral transparente) Obstrução nasal
Leve cansaço Dores musculares
Espirros Dores de cabeça
Tosse e Lacrimejamento Tosse seca
Dor ou coceira na garganta Sensação de mal-estar
Quebradeira e dor no corpo Prostração
Febre baixa e de curta duração Febre alta que ultrapassa os 38,5°

 

O resfriado é uma doença mais amena e que afeta principalmente o trato respiratório superior. Isso quer dizer que os sintomas atingem principalmente a garganta e nossas fossas nasais. É por isso que no resfriado sentimos dores de garganta e temos uma produção exagerada de secreção nasal. Normalmente os sintomas do resfriado desaparecem entre dois e quatro dias.

Além dos sintomas mais severos, a gripe pode desencadear graves complicações, como a pneumonia. Pessoas com diabetes, asma, problemas cardíacos e pressão alta apresentam chance aumentada de desenvolverem complicações e, portanto, merecem atenção especial quando estão gripadas.

A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias contados a partir do início dos sintomas, mas, em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. A recuperação é rápida. No entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar da “fraqueza” que sentem.

Para prevenir a gripe e o resfriado, um hábito bem simples pode e deve ser adotado: A Higienização das mãos, assim como usar lenços de papel, cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar, evitar contato prolongado com pessoas resfriadas e locais com grandes aglomerações.

Não existe nenhum remédio que cure resfriado. O tratamento é apenas sintomático, isto é, ajuda a aliviar os sintomas. Analgésicos e antitérmicos, como o paracetamol e a dipirona, são úteis para baixar a febre e acalmar outros sintomas. No próximo conteúdo vamos apresentar os mitos sobre a gripe eo resfriado.

Não culpe o frio pela incidência maior de resfriados no inverno. Isso ocorre  porque o frio interfere em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas e porque as pessoas tendem a permanecer aglomeradas em lugares fechados e com menos ventilação nessa época do ano. Fique em repouso, beba bastante líquido, lave as narinas com soro fisiológico, estas são medidas que auxiliam a atravessar o período de mal estar. Cuide da saúde.

Referencia

BRASIL, Ministério da Saúde.Saiba como se prevenir da gripe. Brasília, 22 de março de 2019. Disponível em < http://www.blog.saude.gov.br/ > Acesso em 20 de maio de 2020.