A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é um conjunto de normas e de procedimentos requisitados por lei para que os funcionários de uma empresa estejam menos expostos ao risco de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais. Esses requisitos são tanto de responsabilidade da empresa quanto dos empregados.
Se preocupar com a saúde e a integridade física dos profissionais já não é mais uma opção, mas uma premissa básica para estabelecer um ambiente de trabalho produtivo e, sobretudo, seguro para atuar. É a partir disso que as empresas têm percebido cada vez mais valor nesse tipo de investimento, já que ele possibilita instituir a melhoria contínua dos resultados do negócio.
Quem regulamenta esses cuidados é a SST, por meio de um órgão específico que acompanha e incentiva a criação de políticas públicas voltadas para a segurança e saúde no trabalho. Além disso, é esse departamento que inspeciona as condições de trabalho em quaisquer ambientes corporativos, incluindo aqueles que atuam no varejo.
Para estar em dia com o conjunto de normas estabelecidas, é preciso cumprir com alguns eixos como:
- Definição de uma política de segurança e saúde no trabalho da empresa;
- Organização da implementação das medidas;
- Planejamento devido para a sua execução;
- Avaliações periódicas das ações.